VOLTITAS 2017
Passeio Aldeias de Xisto e Serra da Lousã
Olá, no dia 15 de Janeiro estava um frio de rachar. Em casa só me apetecia estar à lareira, mas como isso é muito pouco produtivo fui dar uma voltinha de mota durante a tarde.
Não fui para muito longe, fiz cerca de 125 km ao todo, maioritariamente por estradas já conhecidas. Ainda assim fui visitar algumas aldeias serranas que não conhecia.
O percurso que fiz neste dia não deve ter sido muito diferente deste:
Demorou imenso tempo, porque em certas zonas da serra tive de ir com muito muito cuidado. A estrada estava molhada e vidrada de gelo em muitos pontos. Nas zonas mesmo sombrias havia gejo na estrada e na vegetação.
A primeira paragem oficial foi na pequena aldeia de xisto chamada Aigra Velha.
Praticamente ao lado fica a aldeia de Aigra Nova.
Das aldeias voltei um pouco atrás e fui até Góis. Paragem no sitio do costume, foto à ponte do costume.
Já andam várias fotos deste ponto de paragem aí pelo Blog, mas ficam mais duas.
Por ultimo, fui até à praia fluvial da Cabreira e estive por lá quase até anoitecer.
Deixo algumas fotos:
Sobre esta voltinha é tudo!
--------------------------------------------------------------------
Pôr do Sol à Figueira
Na sexta feira, dia 24 de Fevereiro, até saí relativamente cedo do trabalho. Nestas circunstâncias nada melhor do que rumar a qualquer lado em vez de tomar o rumo directamente para casa.
Como já só teria cerca de 1 hora de luz, decidi virar para o lado do mar, rumo à Figueira da Foz, e tentar chegar a tempo do pôr do sol.
Em resumo foi isso que aconteceu, fiz a marginal ainda com luz e o sol acabou por dizer adeus, quando estava para começar a subir a Serra da Boa Viagem.
Este desvio não estava planeado, por isso as poucas fotos que tirei foram com o telemóvel.
------------------------------------------------------------------------------------------
Voltinha pela serra da Lousã e imediações
Este ano não tenho feito tantas voltinhas, pelo menos no que respeita a voltinhas de mota. Tenho tido outras aventuras e outros afazeres.
Neste espaço de tempo, no que respeita à mota, fui algumas vezes à zona de Lisboa mas isso é assunto para separador próprio. Por agora vou deixar-vos com mais uma voltinha para a zona recorrente da serra da Lousã.
No dia 4 de Junho, estava por casa sem fazer nada e, como até fazia anos, nada melhor do que ir dar uma voltinha de mota.
Assim, saí de casa depois de almoço e acabei por parar pouco depois já em Miranda do Corvo.
Tal como já disse aqui noutras ocasiões e voltinhas, em Miranda há uma feira de antiguidades e artesanato ao 1º domingo de cada mês.
Depois de ter parado um bocadinho, voltei à estrada, passando pela Lousã e ao largo da Ermida da Srª da Piedade.
Logo depois, uns quilómetros à frente, parei para umas fotos na aldeia de Candal, que é uma das aldeias de xisto típicas da zona.
Já no alto da Serra, antes de começar a descer para Castanheira de Pêra, resolvi ir até ao topo ao Trevim que nunca tinha ido antes.
Trevim, é no alto da serra da Lousã, tem um marco geodésico, uma carrada de postes de tudo e mais alguma coisa e uma vista fantástica.
Voltei para trás e desci então para Castanheira de Pêra, parando junto à praia das Rocas que estava em preparativos para reabrir durante o verão .
Por ultimo, já a caminho de casa, outro desvio para passar em mais um sitio recorrente a que gosto sempre de ir: Fragas de São Simão.
De Figueiró dos Vinhos (Fragas), regressei a casa sem mais paragens para fotos.
------------------------------------------------------------------------------------
Aveiro, Águeda e Caramulo
No dia 10 de Junho, fui dar uma volta a três. Eu, a mota e a miúda (ver separador "Arredores da Capital" para mais informação sobre este assunto ).
Aveiro, Águeda e Caramulo
No dia 10 de Junho, fui dar uma volta a três. Eu, a mota e a miúda (ver separador "Arredores da Capital" para mais informação sobre este assunto ).
Sem comentários:
Enviar um comentário