À volta do Côa

Boas!

Setembro tem andado complicado com este tempo quase tropical e imprevisível...
Eu, que andei o final do verão a adiar um passeio de 2 ou 3 dias para Setembro (um pouco de menos calor, estadia mais barata etc), "lixei-me" (para não dizer palavrões)!
Houveram alguns imprevistos/afazeres, este tempo desde o inicio do mês que não ajudou, dinheiro que teve de ir para outras coisas e já não deu para o tal passeio de 2 ou 3 dias.

Como prémio de consolação na passada sexta-feira (dia 26/09/2014) decidi fazer uma volta grande. Acho que bati o meu recorde de km num dia até à data.  Ainda assim não foi nada de outro mundo, mas tendo em conta que a maioria foi por nacionais e aldeias deu uma porrada de horas em cima da mota (e ainda bem!).

Fiz um pouco mais de 550 km no total. A ida foi por aqui  (e esta parte foi feita durante o dia).



O regresso foi por aqui, já de noite, por isso foi tudo seguido e sem paragens.


Percurso indicativo, deve ter tido algumas variações.
Por exemplo, ainda andei um bocadinho perdido entre o Sabugal e Vilar Maior: andei na serra da Malcata e estive quase ao pé de Espanha sem ser preciso e apesar de ser um bocado contra o GPS  a certa altura tive de o usar por uns km.

Chamei a este passeio "À volta do côa" porque os ribeiros/rios foram uma constante e, no que diz respeito ao rio Côa, volta e meia passava-lhe por cima ou ao lado.


Bom, vamos às fotos!

Paragem 1 - Cafezito na Pampilhosa da Serra.
Já aí deve haver uma ou outra foto da mesma zona (tiradas noutros passeios).




Atestei o deposito na Covilhã (sai de casa com menos de metade), mas não há fotos (desta vez). Há sim umas de um miradouro pelo caminho.




A primeira paragem oficial deste passeio foi Belmonte.
As próximas fotos são de lá. Reconheço que não visitei muito mais do que o castelo (mas passei de mota e há mais coisas giras).
Pareceu-me que estavam a preparar uma festa qualquer, vi montarem um palco e havia barraquinhas.










A próxima foto é da sinagoga (para entrar é necessário pagar pois acho que serve de museu...algo relacionado com o edifício e os judeus).


Logo ao lado...



De seguida fui até Sortelha.
Estive lá no ano passado com um grupo de amigos (motociclistas), como tal já publiquei no blog uma ou outra foto (mas essas foram tiradas com o telemóvel, são poucas e não fazem justiça ao lugar).
Assim dado que Sortelha ficava a caminho, como gostei da primeira voltei a lá ir (e hei de voltar!).

Primeiro umas fotos da estrada para lá - Estrada Belmonte-Sabugal


Não sei o significado disto, mas alguém anda aqui a fazer estes montinhos de pedra...





Estas sim já são em Sortelha












Sai de Sortelha por essas 12h30, resolvi ver se almoçava algures e portanto fui até ao Sabugal.
Tirei umas fotos enquanto procurava um restaurante em conta e fazia mais um bocadinho de tempo.   





Lembram-se (ou se calhar nem leram, mas não faz mal...) de eu ter dito que me perdi um bocadinho?
Como é costume meu, tento-me orientar por o sol e/ou placas (depois de ver a direcção num mapa em papel se já não a souber). Só costumo recorrer ao GPS em sítios especialmente confusos, se tiver pressa ou se não me estiver a conseguir orientar.
Eu quando saí do Sabugal para Vilar Maior sabia que tinha de ir um pouco para Este e um pouco para Norte (ou seja: mais ou menos para NE). E fui! Só que fui basicamente para Este e só depois para Norte.
Resumindo e concluindo, fui dar a volta um bocadinho mais longe (e depois, por estranhar a demora a encontrar Vilar Maior, é que liguei o GPS mas afinal até já estava a uns 6 minutos). 

Nada de mal veio ao mundo, antes pelo contrário. Acabei por passar por mais umas aldeias e a paisagem do limiar da Serra da Malcata. Também passei ao pé de um park de PaintBall (não é nada de especial, mas para quem for à zona pode ser giro).


Um pouquinho depois do que era suposto, lá apareceu Vilar Maior
Terra pequenina, gente simpática e que vale bastante a pena visitar. 
As ruas aqui são muito estreitas, a calçada é má, tem areia e outro lixo  e as ruas são inclinadas. Se tivesse uma moto mais pesada não sei se me safava tão bem. As outras terrinhas também são muito assim, só fiz referencia aqui porque é um bocadinho pior. Mas, por exemplo, para ir ao pé do Castelo de Pinhel não são muito melhores (ultimas fotos lá mais para a frente).

Vilar Maior











Uma foto tirada a caminho de Castelo Mendo e Almeida que eram os destinos seguintes.



Fotos de Castelo Mendo, tiradas ao longe. 
Não cheguei a visitar porque estava um pouco atrasado, mas penso que será um local parecido com outros deste passeio, isto é: vale sempre a pena um saltinho nem que seja rápido.




Depois do pequeno desvio (só para ver Castelo Mendo ao longe) fui até Almeida
Lá demorei-me um bocadinho, vale a pena e tem mesmo de ser, se não não se vê nada. Estive lá cerca de uma hora mas reconheço que para aqui é melhor reservarem ainda mais tempo.




















De Almeida fui para Castelo Rodrigo e, como nos sites onde procuro sítios a visitar, já me apareceu a ponte da Malpartida fiz o desvio para ver.

Fotos da ponte romana.




Pouco depois entrava em Castelo Rodrigo




Acho que é necessário pagar algo simbólico para entrar nestas "ruínas", só não entrei porque dava para espreitar cá de fora (e por falta de tempo).



Aqui nesta fotografia, ao longe, já é Espanha vista de Castelo Rodrigo (mas as casas penso que ainda são Tugas).





Já se estavam a fazer horas de regressar, o sol já começava a baixar. Mas, como era a caminho de casa, ainda fui até Pinhel.
Tirei poucas fotos mas, cá por baixo dentro da localidade, há mais sítios bonitos (eu é que não desmontei da mota) .
Anoiteceu pouco depois de eu arrancar de Pinhel para casa.

Ficam aqui as fotos de Pinhel (as 3 primeiras ainda são a caminho de Castelo Rodrigo para Pinhel).





Estas sim, já em Pinhel.







E chega de fotos!
O regresso, esse, foi directo. 

O meu comentário final habitual:
  • 90% das estradas nacionais percorridas tinham o piso bom (sendo que os 10% terão alguns buracos ou irregularidades ou farão parte da calçada outro piso dentro das localidades). 
  • Dos 90% cerca de 30 % são mesmo muito boas. O regresso a casa não está incluído... já todos sabem que o IP3 e o IC12 não são as melhores estradas tendo em conta a sua importância. O Ip3 anda constantemente em obras, o IC12 tem mesmo em algumas zonas com piso em mau estado.
  • Quanto a curvas, se fosse possível enjoar tinha enjoado eh eh eh. Foram uma constante até entrar na A25. Alguma zonas de curvas rápidas outras de cotovelos. 
  • A paisagem é bonita e por incrível que pareça bastante variável: tem zonas com paisagem típica do norte, da zona centro e das serras, depois tem umas zonas no interior que se não fosse serem montanhosas eu até diria que estava no Alentejo.
  • Quanto aos locais a visitar: todos bons, destaco Belmonte, Sortelha, Almeida (requerem mais tempo). Mas são tudo terrinhas que podem e devem fazer parte de um roteiro que ligue outros pontos "maiores" de forma a transformar aquilo que seria uma viagem de A-B para uma viagem/passeio de A-(C-D-E...)-B 
  • A mota portou-se lindamente, já vai com mais de 11mil km. Nada de mal a dizer! As motas ideias para poder entrar em certas ruas dentro das aldeolas, não devem ser "barcos" o ideal é algo que não seja demasiado grande/pesado (nakeds, sport-tourer trail etc).

Por agora é tudo.

Saudações "V"



Sem comentários:

Enviar um comentário