Penedono/Mêda/Outros...

Olá!

Fui (mais uma vez) visitar os meus familiares à zona de Sernancelhe.
Da ultima vez que eles nos visitaram eu estava ausente. Assim, aproveitei e apareci para uma pequena visita e dizer olá. Almocei com eles e segui para dar uma voltinha pela zona, que considero muito bonita.
(Já aí andam algumas fotos, de pelo menos dois passeios em que fui para aquelas bandas de mota. Mas novas fotos são sempre diferentes e estas, na maioria, até são de sítios "novos")

Sendo assim, além da visita à família, fui visitar as localidades de Penedono, Mêda, Marialva, Trancoso e outros sítios que entretanto já vêem.

No total fiz 427,8 km e acho que o percurso aproximado foi este:


Como costume, na pratica, há ligeiras diferenças, mas se quiserem "copiar" a imagem tem precisão suficiente.


Ora bem, venham as fotos!

15 de Março de 2014

Arranquei com intenções de ir até Vila da Ponte sem grandes paragens ou desvios. Mas, depois, acabei por parar uns 15 minutos em Penalva do Castelo, para um café e esticar as pernas.






As fotos seguintes também foram tiradas lá perto.
Uma daquelas pontes (comuns nesta zona) que atravessam pequenos rios/ribeiros que serpenteiam no seu curso e nos fazem companhia enquanto serpenteamos nas curvas.





Cafezito tomado voltei à estrada. 
Mesmo à chegada de Vila da Ponte ainda dei um salto à Senhora das Necessidades, pois a vista é muito boa.
(Neste local fazem uma festa a 15 de Agosto, com andores em tractores que percorrem a aldeia em procissão e fazem missa campestre no santuário).







Esta foto é de Vila da Ponte, vista a partir do santuário.


E esta é da Senhora das Necessidades, vista a partir de Vila da Ponte.



Parei então umas horitas em Vila da Ponte. Como já tenho no blog algumas fotos da aldeia vou só deixar mais 3 ou 4...





Por volta das 14 horas arranquei para a "voltinha propriamente nova".

Primeira paragem na vila de Penedono. 
Tenho ideia de ter lido algures (não sei onde...se calhar é só confusão) que o castelo de Penedono é um dos poucos (o de Ourem e o de Porto-de-Mós também) que foi feito mais para habitação do que propriamente fortaleza... 
Sei que quem o fez fez um castelinho muito jeitoso! E, para quem tem vertigens, ir lá acima pode não ser boa ideia (não pela altura, mas pela combinação da altura com passagens estreitas).

Fotos do castelo de Penedono e doutras coisas por lá:















Nesta zona do país há muita terrinha com pelourinhos, igrejas, capelas, castelos etc, que vale a pena visitar. E o mesmo se pode dizer das aldeias e vilas em si.
Infelizmente a minha vida não é isto e não se pode ver tudo de uma vez. Vai-se vendo uma ou outra e "falha-se algumas, acerta-se noutras".
A próxima em que eu acertei foi Mêda.









Pertencendo ao mesmo conselho, pouco depois cheguei a Marialva.
(As fotos são da parte antiga que já foi vila, depois, mais abaixo, há uma zona mais nova em que só passei de mota)














*Em Mêda paga-se uma simbólica quantia para entrar nas ruínas (eu, sendo menor de  25 anos, paguei 0.75€ )

No fim de visitar as ruínas de Marialva apanhei o Ip2, que passa aqui ao lado, e fui até Trancoso









Como me oriento essencialmente pelo sol e indicações, não saí de Trancoso exactamente por onde estava a pensar. Mas saí na direcção certa (isto é, fui dar ao mesmo sitio uns km mais a frente) e apanhei umas curvas muito fixes em compensação...
Não tenho hábito de parar frequentemente para tirar fotos às curvas e vos vir "aguçar o apetite aqui" (apetece-me é fazê-las). Mas no troço que apareceu por acaso, parei para ler/responder a um sms e tirei uma foto. 
Além disso, também apanhei uma terrinha chamada Sobral de Pichorro (salvo erro) em que parei pelo mesmo motivo e também tirei fotos.







Depois, parei só para comer qualquer coisa num sitio a que não vale a pena tirar fotos (supermercado eh eh).
E estava para regressar pela nacional 17, direito a Vila Nova de Poiares etc... mas anoiteceu e tinha coisas para fazer às 21, logo optei por o mais rápido IC6 e IP3 e IC2.

O meu capacete, limpinho de manhã, chegou neste estado (o casaco e a frente da mota também, mas não se nota tanto).




Tradicionais anotações finais:
  • Sobre as estradas não vou tecer grandes comentários, muitas são comuns a outros passeios, já o fiz. Só umas recomendações:
    • Ic12 e partes da N17 estão um bocado esburacadas nos sítios onde os carros passam com as rodas, de mota faz-se +ou-bem pelo meio da via.
    • Lá, na zona "visitada", as estradas até tão fixes e com curvas q.b. Dentro dos lugares é que há com cada calçada manhosa e valas etc que "quase só de jipe"... isto é, vai-se mas com cuidado.
  • Envolvente, paisagem e turismo: Como já referido, faz-se uns passeios agradáveis para estas zonas. Os monumentos/locais que visitei desta vez são interessantes, destaco: Senhora das Necessidades, Penedono e Marialva.

E acho que é tudo, alguma coisa perguntem.


Sem comentários:

Enviar um comentário