Escapadela Norte

Olá!

Acabei de chegar de mais um passeio.
Desta vez rumei a norte pelo centro do país, isto é: nem andei perto de Espanha, nem andei pela costa.

Preparei uma rota das minhas, escolhendo alguns sítios a visitar (sem entrar em grandes pormenores sobre o que ver ou fazer nesses locais) e sem me preocupar muito com as estradas por onde vou.
Tendo feito esse trabalho prévio, arranquei este sábado de manhã (26/10/13) e cheguei hoje (27) ao pôr do sol.
O percurso final deve ter sido algo muito semelhante a isto:



Só não foi bem assim porque, por exemplo, entre Amarante e Vizela não faço ideia por onde fui e há que somar as voltas dentro dos locais visitados.
Em termos de km, esta volta totalizou 613,6 km, desde que saí de casa até voltar. 

Como costume, tirei muitas fotos, mas não andei sempre a parar...
Há muitas coisas bonitas a que não tirei fotos, só passei e fui vendo e há outras menos bonitas que até tirei porque estava com a máquina na mão... enfim.

Vamos lá à foto-crónica.

A primeira paragem foi em Águeda, por pontaria era dia de feira e aquilo estava um bocadinho confuso. Só parei mesmo um bocadinho (cerca de 15 minutos).





Passei (e parei) em Vale de Cambra e pertinho de Arouca, mas não tirei fotos nesses locais.
Apenas tirei algumas fotos no caminho para Castelo de Paiva (N224 salvo erro).

Nestas fotos nem é muito perceptível (pois esta parte é mais descoberta) mas, desde a zona de Arouca até Castelo de Paiva, mal a terceira pude pôr... Tive de ir devagar pois a estrada era só "lixo" das árvores e, ainda por cima, empapado em água (escorregava como manteiga).




Entretanto cheguei a Castelo de Paiva e almocei por lá (posso dizer que relativamente bem e barato). Não sei o nome do restaurante, sei o sitio se lá voltar (é perto de um stand da Yamaha).





O Próximo destino previsto era Amarante, fui por Entre os Rios e por Marco de Canaveses. Algumas fotos pelo caminho...








Pouco depois, lá estava eu em Amarante. O meu objectivo era atravessar a ponte de São Gonçalo e foi cumprido, com direito a paragem para fotos.
















Cansados e fartos de fotos???? Não? Então continuemos!

Ao sair de Amarante, segui para Guimarães, mas não sei muito bem por onde fui, sei que fazia quase questão de passar por Vizela, só para dizer que já lá estive e "atormentar" uma pessoa.

Esta foto foi tirada por lá (ou perto nem sei ao certo, mas se não é Vizela é ao lado)


E para finalizar o 1º dia , acabei em Guimarães. Dei umas voltitas de mota um pouco ao calhas, fui ao castelo, ao paço dos duques e dei umas voltas a pé. Jantei no centro comercial S. Francisco (+ou- mas muito barato).

Fiquei na pousada da juventude de Guimarães. Antes de ir dormir ainda tive direito a "guia turístico" pois, uns amigos de lá estiveram um bocadinho comigo e mostraram-me algumas coisas.

Fotos:




Estas 3 fotos eram do paço dos duques por dentro (por fora estão misturadas nas outras de Guimarães, que estão abaixo).


















Dia 2

Acordei cedo, por isso ainda tirei umas fotos a Guimarães e dei outra volta pequenina a fazer tempo para o pequeno almoço que era só às 8:30.
Uma dessas fotos é esta ultima. Onde dá para ver que o tempo não parecia muito animador para o 2ºdia. Mas antes de passar por Mondim de Bastos já estava bom.

De Guimarães queria ir para Vila Real, tudo apontava para auto estradas ou voltar a ir por Amarante. Como eu em passeio, regra geral, evito autoestradas e voltar pelo mesmo sitio, tentei arranjar alternativa.
Olhei para o meu mapa velhinho que já é de 2001...  E acho que tenho de arranjar outro. O meu pai deu-me aquele, mas das duas uma: ou eu não percebo nada daquilo ou há la coisas mal/desactualizadas.
Aí! Já me perdi... Estava eu a dizer (escrever) que arranjei alternativa. Assim segui por Celorico e Mondim de Bastos e pela zona do parque de Alvão.

Aqui ficam umas fotos do caminho para Vila Real







Quanto estava parado a tirar umas fotos, apareceram uns cavalos do nada. Olho para ver se vem alguém e nada. Os cavalos chegam ao cruzamento e viram para baixo, completamente sós... depois começo a ouvir um tractor e lá um minuto depois aparece um homenzinho muito descansadinho e relativamente longe dos animais.
Este episódio caricato, dá para perceberem que este troço da estrada, principalmente depois de Mondim, não tem de todo transito, não passei por ninguém... mas é muito fixe (recomendo que o façam).

Chegando a Vila Real, parei pouquinho (uns 15 minutos) que tantas voltas e curvas atrasaram-me o programa.







Segui, depois, para Lamego. Fui pela N2 seguindo parte da rota do Douro Vinhateiro cuja paisagem é muito bonita, como, pelo menos, já devem ter ouvido falar.
Por serem quase horas de almoço, não pude tirar muitas fotos...mas há algumas!





Esta ponte é em Peso da Régua e foi aqui que passei o Douro de vez para sul.

Em Lamego, mais uma vez por pontaria, uma confusão dos diabos, transito cortado, militares por todo o lado.
Parece que apanhei as comemorações do dia do exercito, por um lado o bocadinho que vi pareceu-me algo interessante (se eu tivesse mais tempo via mais) por outro complicou-me a vida.

Almocei uma francesinha toda xpto e muito boa, bem servida (até custou a comer tudo), mas também foi um bocadinho mais caro. (O restaurante, não sei o nome, mas estando na zona do largo (ver fotos) é logo à saída do largo pela N2)

Fotos de Lamego:


Eu subi estes degraus todos.
Dá para ir de mota/carro para o santuário... mas, eu depois de almoçar assim, tinha de andar. Foi bom porque o transito estava alterado, foi mau porque as botas pesam eh eh








De Lamego continuei para Viseu novamente pela N2

Parei um pouquinho em Viseu, tirei poucas fotos, além disso vi mais um pouco sem sair da mota.






De Viseu ainda segui em direcção a Nelas, mas só passei de mota... Isto porque o dia encurtou uma hora e estava a fazer-se tarde.
Eu não tenho problemas em andar de mota de noite, já o fiz mais que uma vez, inclusive de madrugada sem conhecer nada, mas sempre que o fiz foi porque aconteceu/teve de ser.
No dia a dia também não me faz confusão nenhuma, agora o que eu acho é que em passeio de noite não vale muito a pena, porque já não vejo e aprecio as coisas.

Assim, eu fazia tenções de vir pelo lado de Oliveira do Hospital e depois, ou Vila Nova de Poiares ou Lousã, mas, como são zonas relativamente perto e que já conheço, decidi regressar a casa por algo mais rápido: Ic12 e IP3 sempre a um ritmo um pouco mais alto (algo entre os 100 e os 130, salvo pequenos desvios para baixo ou para cima...)

E pronto foi isto!

Resumo final:
  • As estradas estavam todas do "mais ou menos" para cima, salvo pequenos troços dentro das localidades, obras esporádicas e outras troços pequenos.
  • O troço entre Arouca e Castelo de Paiva é muito sombrio, tinha bastantes folhas e paus... mas, isso não é mal da estrada é mal da época e de quem faz manutenção. 
  • No resto do percurso houve varias zonas com curvas interessantes, destaco mais, neste campo, os troços entre Guimarães e Lamego (especialmente a parte do Alvão). Regra geral as nacionais tem sempre algumas, por isso todas foram tendo mais ou menos curvas. 
  • Quanto ao IC2, IC12, IP3 e outras assim que não me recordo agora, são como tantas que todos conhecemos (mas também é bom para andar mais um bocadinho e estar mais descontraído sem ser sempre a "trabalhar"). 
  • Fiz um bom bocado da N2 (já tenho feito outros troços, um deles no ultimo passeio que aqui partilhei) e percebe-se a fama da estrada, aos poucos (ou duma vez) vai-se fazendo e conhecendo.
  • Em termos de paisagem e lugares a visitar: o Norte é muito bonito, tem muito rio, muitas pontes "classicas", e depois tem aquela paisagem característica das zonas com serras: ou estamos numa ou cercados por elas. O Douro Vinhateiro é especialmente bonito, a zona de Entre os Rios e de Amarante também.
  • Quanto à mota, nada de mal a dizer, portou-se bem e se houve alguma coisa foi por culpa do maçarico que ela levava em cima... passeia-se e aguenta-se muito bem em baixas (foi feita para isso) e responde muito bem e acelera relativamente bem até aos 140/150.
Tá feito, volta arrumada
Saudações "V"

Sem comentários:

Enviar um comentário