Alentejo 2016

Passeio Alentejo - 23-25 Abril de 2016

Olá!
Como já devem ter percebido eu gosto muito de andar de mota e, se possível, gosto de juntar a isso uma componente de turismo. Gosto de o fazer seja sozinho ou em boa companhia, com as vantagens e inconvenientes que ambas as vertentes trazem.

Como talvez também saibam, existe um grupo com quem já partilhei alguns passeios e alguns quilómetros. É um grupo de amigos que partilham o gosto pelo moto-turismo e onde me sinto "em casa" apesar de ser (de longe) o "Benjamim" do grupo.
Tendo em conta o que somos (sem quaisquer outras pretensões) e porque tínhamos de ter nome, somos os "100 clube".

Além das voltinhas ocasionais mais pequenas, uma vez no ano, há um passeio maior dividido por vários dias. Este ano, tal como há dois anos, consegui participar.
Há dois anos fomos a Santiago de Compostela (ver aqui), o ano passado só os acompanhei em parte do primeiro dia (ver aqui) e este ano fomos para o Alentejo, estabelecendo quartel general em Évora.

Resta-me dizer, antes de começar a foto-cronica, que aproveitámos o fim de semana prolongado pelo 25 de Abril e que no total foram 9 motas.


-------------------------------------------------------------------------------
Dia 1


No sábado, como é usual antes dos passeios, acordei antes do despertador tocar. Tinha tempo, fui-me preparando nas calmas.
Como combinado fui ter ao ponto de encontro em Penela, onde me iria juntar aos restantes elementos do grupo que já vinham de zonas mais a norte.

À excepção de uma paragem para vestir os impermeáveis e outra pouco depois para um café, só paramos oficialmente na Golegã.

Na Golegã, fomos visitar a casa-estúdio de Carlos Relvas. Um edifício que este construiu enquanto entusiasta e pioneiro da fotografia de forma a controlar a luz.
Um pouco por cumulo (na minha opinião) não se pode tirar fotografias no interior.

Em parte percebo e até acho bem que não se possa tirar fotos às fotografias ou pinturas expostas. Mas fotos mais gerais às salas ou à bonita escadaria interior, acho uma pena.


Visitem que vale a pena! Deixo aqui algumas fotos do exterior.   






Despimos os impermeáveis, que felizmente não voltaram a ser precisos, e arrancamos para Almeirim.
Não tirei nenhuma foto lá, pois o motivo da paragem foi tratar da barriga com uma bela sopa da pedra.

De tarde fomos visitar a adega de Borba, com direito a prova de vinhos e de azeite. Deixo aqui algumas fotos das instalações quer da loja quer das adegas.








Pegámos nas motas pela ultima vez do dia e fomos até Évora.
Aqui separei-me do grupo, aproveitando para visitar uma prima que vive em Évora e que mais uma vez me deu abrigo.

Dia 2
Como a manhã estava reservada para visitar Évora, acabei por não me levantar muito cedo.
Fui apenas revisitar algumas das zonas que já me são um pouco familiares, como a praça do Giraldo, o templo e a Sé.
Ficam aqui algumas fotos.






Fui encontrando aos poucos os restantes elementos do grupo e à hora combinada estava à frente do Hotel.
Pouco depois arranca-mos para fazer apenas alguns quilómetros até à paragem para almoço. Num parque à beira da estrada.



No fim de almoço, estava previsto um passeio de barco pelas águas do Guadiana, junto à barragem do Alqueva. Assim, dirigimos-nos ao cais da Amieira.


Um dos barcos para os passeios (não foi este o nosso).


A metade das motas que resolveu fazer pose para a foto


Finalmente as fotos do passeio de barco pela albufeira da barragem do Alqueva.







As próximas fotografias já não foram tiradas a partir do barco, mas sim da própria barragem.





Para tratar da saúde ao estômago, fomos jantar e visitar a nova Aldeia da Luz.
Junto mais umas fotos a par das que já ai andam pelo blog, no separador "lá para baixo".








No fim de jantar regressámos a Évora. Fui deixar algumas coisas a casa, tornei a pegar na mota e fui ter com eles ao hotel, onde cheguei pouco antes da meia noite.
Estacionei a mota perto do hotel deles, num sitio em  que não poderia incomodar ninguém, bem iluminado e em zona de algum movimento. (Nada faria antever o que se passou).

Évora estava cheia de gente e em festa, fogo de artificio à meia noite. Lá celebra-se o 25 de Abril a sério! Estive um pouco com eles e depois dei mais uma voltita com a minha prima e amigos.

Perto das 3 da manhã, regressei à mota para ir para voltar para casa. Espanto dos meus espantos, tinha sido alvo de vandalismo. Espelho, manete de embraiagem e manípulos do lado esquerdo, todos forçados para outra posição apenas e só por vandalismo.
Reparação de emergência àquela hora, mais um geitinho no outro dia de manhã e deu para seguir viagem. Na altura os manípulos não ficaram a 100%, pois não quis estar a desmontar ali na rua sem ferramentas mais apropriadas e sujeitar-me a fazer pior. Também não deixei tudo exactamente na posição devida. 
(Felizmente já está tudo resolvido e não deixou quaisquer mazelas ou implicou despesa. Foi só aliviar parafuso e reapertar no sitio. Não obstante é sempre chato e juro que não compreendo o que se passa na cabeça de quem anda a fazer isso).


Dia 3

Apesar do episódio final da noite anterior, disse a mim mesmo que "tinha tempo de me chatear com aquilo lá para terça ou quarta feira", estava de férias não queria andar chateado e além disso não me servia de nada.
Pelos vistos sou persuasivo pois, de facto, até não dormi nada mal nem me preocupei especialmente com o assunto durante o resto da viagem.

Fui ter com eles às 9 horas. Arrancando quase de imediato. Fomos até Marvão. 
Como já referi anteriormente, numa das minhas foto-cronicas, Marvão é muito bonito. Desta vez não me foquei tanto no castelo, que já conhecia, e fui ver um pouco mais da restante vila de Marvão.
Deixo aqui algumas fotos da vila.






Esta foto em particular, não é de Marvão. É de Castelo de Vide, visto a partir de Marvão. 



Em Marvão, aconteceu outro azar. Uma pequena queda parado, não a mim, mas a um dos casais do grupo. Felizmente, tanto quanto sei e pude ver ao longo do resto do passeio, nenhumas mazelas físicas graves ou danos de maior dimensão na mota.


Acabamos por almoçar em Marvão, só depois é que fomos até Castelo de Vide.
Mais uma vez uma terra que acho muito bonita e onde já estive antes, tendo também já algumas fotos anteriores aqui no blog. Como acho que vale sempre a pena, mais umas fotos (e sobretudo mais uma visita) ficam aqui mais algumas






As próximas 3 fotografias, foram tiradas da torre do castelo. Mostram a capela da senhora da Penha ao longe (da qual já partilhei fotos no separador "Lá para baixo"), da vila e ainda Marvão visto de Castelo de Vide




Esquecendo as pequenas paragens para atestar ou descansar, não parámos mais se não em São Martinho da Árvore, para jantar.
Daí até regressar a casa foi um tirinho e no que me diz respeito fiz quase 1000km nesta voltinha de 3 dias.


De fotografias é tudo. Falta apenas o habitual comentário final, que vai ser simples e curto desta vez.

Apesar de já conhecer muitos dos sítios deste passeio, gostei bastante. Muitos valem sempre a pena visitar e revisitar pois são muito giros e tem sempre algo para descobrir.
Não coloquei o habitual mapa com o percurso por 2 motivos: 1ºapesar de ter uma noção muito boa por onde andei, não me preocupei nada com isso já que ia integrado no grupo; 2º não destaco em especial nenhuma parte do percurso.
Não obstante as estradas estavam de uma forma geral em muito bom estado.

Se falasse da paisagem ou dos locais estaria a repetir-me...
Quanto ao grupo, mais uma vez malta 5 estrelas, a quem só posso agradecer.
Da mota nada a acrescentar ao que já disse noutras foto-cronicas.

É tudo.

2 comentários: