Um dia no interior

Olá!

Acabei de chegar de uma volta que decidi fazer de repente, ontem à noite para ser preciso.
Desta vez não fiz qualquer plano ou roteiro. Foi mesmo só para andar de mota, pois, nesta altura não ando no dia a dia devido às férias e tem que se matar o bichinho!
A única coisa que disse aos meus pais e que tinha em mente foi: "Vou para os lados da Guarda/Castelo Branco".

Voltinha feita, de regresso a casa, fui agora ao google maps tentar ver por onde andei. Não sei muito bem, mas deve ter sido algo como isto:
Roteiro Aproximado (sem deslocações dentro das localidades)



Sendo assim, sem mais paleio (esse vem pelo meio), vamos a algumas fotos:

Primeira e ultima, para fazer contas à vida eh eh



Dá qualquer coisa como 477 km, numa 125cc num dia...(nada mau!)

Já tinha feito 111km com este deposito antes de ir e, ainda, não atestei para fazer contas com este. Mas pelo que ela costuma gastar (médias feitas com vários depósitos)
1,88x4.77=8,96 litros :)



Pronto pronto, verdadeiras fotos!

Parei na Sertã. 
Dei lá uma voltinha e comi qualquer coisa, ainda explorei um pouco mas deixei a maquina fotográfica na mota e só tirei fotos ao parque onde tinha deixado a mota.




Até Castelo branco não há muito para contar, por isso venham as fotos!

Castelo Branco









As fotos acima são do Jardim do Paço (que não entrei), da Sé (entrei mas no interior estão escuras e não gosto muito de tirar fotos dentro de igrejas, para não incomodar) , outras das redondezas.

Daqui olhei para o sol e rumei +ou- a norte sem nenhuma intenção particular.
Depois acabei por ver placas para Penamacor e lembrei-me de ouvir falar no nome, por isso siga.


Acabei por almoçar por lá, a meio da visita.








Depois fui beber um café ao Sabugal.
Tem um castelo (à primeira vista) giro, mas paga-se dois euros para entrar e eu só tinha levado notas de "SEM" euros, não me apeteceu destrocar...
Ficam as fotos por fora (e a propósito, este fim de semana vai lá haver qualquer coisa, uma festa, uma feira, não sei bem).





No fim do café, como via placas para Espanha por todos os lados e já não sabia bem onde estava, espreitei um mapa. Mas olhando para o relógio acabei por seguir mesmo para a Guarda.

Guarda










Entrar nas cidades é fácil, sair não é difícil, mas sair para onde queremos é mais difícil do que entrar...
Porquê? Porque para lá há indicações, costumam até haver indicações para o centro e monumentos mas para sair não há, ou havendo são só para estradas e locais prioritários.

Portanto eu para evitar entrar na A23 e/ou A25, ao sair da Guarda fui meter-me por umas municipais (que não faço ideia se são as que estão no mapa que deixei)... Mas, por acaso, até estavam muito boas e tinham umas curvinhas interessantes além da paisagem. Assim deixei-me ir até ver indicações para vilas que: ou já conhecia ou pelo menos tinha ouvido falar.

Assim, quando comecei a ver indicações para Trancoso, Pinhel, Celorico da Beira... virei-me para aquela que já era a caminho de casa.

Fui a Celorico da Beira







Já de regresso só parei na zona de Oliveira do Hospital, para comer qualquer coisa.
Não tirei fotos, foi num local que "costumo" parar: no LIDL.

[MODE IRONIC ON]
Sim, porque é longe de minha casa como tudo...  mas já la fui mais vezes que ao LIDL da minha zona (pelo menos 7 assim que me lembre).
[MODE IRONIC OFF] 

Resolvi voltar, para apanhar umas boas curvas, por Arganil, Góis, Lousã... tirei só esta foto quase a chegar a casa na parte já quase sem curvas.



Para terminar, como costume meu, um apanhado com opiniões, dicas, etc.

  • As estradas estavam boas. - Encontrei poucos troços com mau piso, mas sempre aparece alguma coisa menos boa.
  • Apanhei areia mesmo no meio de um cruzamento em arredores de Celorico e ia-me espalhando porque a roda da frente fugiu... mas, pé no chão e endireitar a moto com ajuda do guiador resolveu tudo. Segue! 
  • Até as estrada municipais estavam muito boas, a pior até foi um bocadinho de Ip2 que andei, de resto nada mais que alguns troços, curtos, com um buraquinho aqui ou acolá. Dentro das localidades as calçadas e ruas estreitas são o que são...
  • Quanto às curvas e paisagem - Isso depende de cada um mas, para mim, foi melhor na parte do percurso situada entre Castelo Branco e Seia. A estrada até Penamacor tem poucas curvas. É menos interessante para quem "tem" de andar de devagarinho, depois o resto do percurso vai tendo algumas, sendo as melhores nas tais municipais que andei na zona da Guarda e as estradas na Zona Arganil-Lousã.
  • Locais - Gostei de todos, já estive em melhores (sem ofensas), destaco assim só por destacar a Guarda e o Sabugal.
  • Ah! A mota para a mota que é portou-se muito bem.
Alguma coisa disponham, até uma próxima volta, se não for antes.


P.S. 
Se repararem neste percurso e, por acaso, repararem nos outros meus passeios, devem pensar "este gajo passa a vida em castelos"... Como também podem reparar, em muitos nem chego a entrar.

Eu procuro os castelos, primeiro porque gosto, segundo, e mais importante, porque estão (quase) sempre em sítios altos e dá para ver toda a zona/vila/cidade e arredores. 

1 comentário:

  1. Tens um ovni nas fotografias de Penamacor hehehe tou a falar a sério...se tivesses tido que vinhas a Castelo Branco pá, tinha-te mostrado mais um bocadinho e malhado umas minis e caracóis :)

    Depois tirávamos uma foto com as burras juntas!

    Viva á cbf 125.

    Garcia

    ResponderEliminar