(Quase) Só Serra(s)

Este verão já fiz alguns passeios e não se pode abusar (além dos que estão no blog houve mais).
No entanto, dado que troquei de mota, ainda quis dar umas voltitas na etapa final das ferias e, ao mesmo tempo, ir aproveitando para fazer uma rodagem como deve ser e sem abusos.

Deixemos-nos de paleio, sem informação relevante...

31 de Agosto de 2013
No dia seguinte ao dia em que fui buscar a mota, resolvi ir logo experimenta-la . Não fiz rota nenhuma, fui apenas com a ideia de tentar apanhar um pouco de (quase) todos os tipos de estrada para ver como ela se portava e para me ir adaptando.

O percurso final acabou por ser mais ou menos isto:


Apanhei IC´s e parte do Ip3 na parte correspondente a estrada aberta, apanhei curvas/estrada de serra na zona do Luso e na estrada Penacova-Coimbra e um pouco de "deslocação urbana" dentro das vilas e cidade (também apanhei paralelo e estradas com alguns buracos).

Ficam aqui algumas fotos que tirei com o telemóvel.

Estas são no Luso. Zona ao pé da fonte, (já tenho algumas fotos do Luso colocadas na cronica do passeio a Aveiro: aqui).





A próxima foto foi tirada no miradouro da Cruz Alta. (Também tenho mais fotos, no passeio a Aveiro já referido).
Encontrei lá mais pessoal (mais dados ao off-road) incluindo um rapaz conhecido (que nem sabia que andava de mota). Se virem isto acusem-se!


As próximas fotos já são na Penacova, onde nunca tiro muitas fotos, uma vez que é perto e é dos meus sítios de eleição pois tem locais bonitos e estradas fixes.
E não sou só eu a achar!
Por exemplo quando fui a Sintra o rapaz que me pediu o bilhete no Palácio na Pena, perguntou-me de onde era. Eu, disse que era de Coimbra e o gajo disse que a zona do pais que mais gostava era a Penacova...
Pronto gostos são gostos, a Penacova é bonita e vale a pena mas Sintra é melhor! (Na duvida vão aos dois eh eh).





Sobre este pequeno passeio, não tenho muito mais a dizer. Gostei!

Já conhecia bem alguns sítios outros vagamente. Recomendo a visita (se forem ao Luso, façam o que fiz no passeio a Aveiro: passem pelo hotel-palácio e pelo interior da mata do Buçaco).

Da Penacova tem-se uma vista fantástica. Além disso perto ficam coisas como a barragem da Aguieira, as livrarias do Mondego, Lorvão, Moinhos de vento etc.

De lamentar (ainda mais que na minha visita anterior) a estrada para a Cruz Alta que está horrível! De lamentar mais porque arranjaram um troço no meio. Ou seja: buracos, espectacularmente bom, buracos. (Espero que entretanto ponham pavimento novo no restante).

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Passeio Serra da Estrela

10 de Setembro de 2013

Já muito me doía o coração por ver uma mota (nova) parada na garagem há mais de uma semana.
Assim, foi com entusiasmo que ontem à tardinha/noite resolvi ir dar uma volta e escolhi este trajecto: Casa-Pampilhosa-Covilhã-Torre-Seia-Avô-Casa.



Hoje arranquei com esse objectivo, que foi mais ou menos cumprido. Os km extras foram dentro das localidades e no total foram:


Antes de avançar para a foto-cronica, quero dizer que, avaliando o trajecto como um todo, nunca gostei tanto das estradas como hoje (até agora, pelo menos!).

Nos meus passeios anteriores há troços muito bons (alguns até melhores) mas neste praticamente toda a estrada é repleta de boas curvas e de paisagem muito bonita (pena os incêndios recentes que tornam as coisas menos bonitas).

Eu queria tirar fotos a muitas zonas de curvas, ou à paisagem. Mas para isso teria de estar sempre a parar e numa sucessão de curvas eu quero é rolar...
Vão lá vocês e vejam eh eh! (Mas, como não sou assim tão mau, tirei algumas fotos para abrir o apetite.)

Foto-Crónica:

Amostra (muito pouco justa, pois esta parte não é das melhores) da estrada para a Pampilhosa (N2 e N112).




Cheguei à Pampilhosa e parei para dar uma vista de olhos. Já passaram uns anos desde a ultima vez que la estive, por isso não me lembrava de muita coisa.








Daqui segui para a Covilhã por mais uma estrada espectacular. (Comparativamente, só tinha o piso um bocadinho pior junto às povoações um pouco antes da Covilhã)

Estrada e passagem sobre o Zêzere





Almocei na Covilhã no centro comercial (perdoem-me a falta de originalidade neste ponto...)
Só tirei fotos aí, de resto vi a "cavalo" da mota e até gostei muito do que vi... a Covilhã é uma cidade interessante e calma, como são tipicamente as do interior.


Depois da barriga cheia e do deposito atestado (10.32 Litros para 352.1 km muito bom... e ainda estamos em rodagem!), lá fui subindo até à Torre. Esse foi o auge do passeio: a subida à Torre da Serra da Estrela pelo lado da Covilhã.

Por favor, vão à Serra da Estrela uma vez (ou muitas... eu tenciono repetir) por esta estrada/lado. Ou subam por um lado e desçam pelo outro (nesse caso o lado de Seia tem curvas menos fechadas é melhor para descer).
São os dois lados muito fixes, mas o lado da Covilhã é melhor, o outro é "menos do mesmo" (igual mas ligeiramente mais soft).
Além destas duas hipóteses para subir/descer existem outras que ainda não conheço bem, mas que um dia destes vou experimentar, pois devem ser igualmente interessantes.

Fotos da subida:


(Covilhã ao fundo)








Torre (2000m)




Como viram pelas fotos anteriores, o tempo aqui ameaçou tecer das suas. Aliás, ainda caíram umas pinguinhas... por isso, para baixo, não parei para fotos e em Seia também não. Depois, tirei uma foto virado para os lados de Seia, mas já fora e mais para a frente.


Entretanto pus-me a caminho de casa por Avô
A estrada desde o nó com a N17 até pouco antes de Avô, não tem buracos mas vai ter... para já são só "pré-buracos", mas já chateiam! Esperemos que arranjem antes de piorar...

Avô




O nome desta localidade aparece na placa... Vila Cova do Alva





A partir daqui, e passando por Arganil, já tenho alguma rodagem nas estradas. (Já há, também, algumas fotos no Blog).
Com já estava mais perto de casa e conheço a zona minimamente, fiz o restante percurso sem grandes paragens.

Parei só antes de Góis junto a uma capela e parque para beber agua:



Passei em Góis para rever, mas não "desmontei" e fui comer qualquer coisa à Lousã (umas fotos e está feito!)





Pronto! Estão as duas foto-cronicas feitas. Falta só o resumo final, com alguma informação eventualmente útil.

  • Sobre as estradas já fui falando e já disse quase tudo... Desde o nó com a N342 até à Pampilhosa estrada muito boa, boas curvas... maioria delas pouco fechadas e por isso fazem-se bem! 
  • Depois, da Pampilhosa até à Covilhã é tudo muito parecido e é mais do mesmo. Na Serra a subida (ou descida eh eh) como já disse é espectacular (pelo lado da Covilhã)... mas aqui das duas uma: "ou já é preciso saber dançar... ou tem de e dançar um pouco mais devagarinho"... Pelo outro lado é ligeiramente mais soft (diga-se: Sabugueiro e Seia...) mas é brutal na mesma. O resto, comparativamente, foi menos bom, mas bom na mesma!
  • Paisagens bonitas mas um pouco chamuscadas em muito sitio... os lugarsitos todos característicos da zona interior e interessantes. 
  • Sobre a mota - Não tem nada a haver com a cbf 125 (para melhor). Portou-se lindamente, mais estável e até mais fácil... de resto sem qualquer tipo de problema ou abuso (estou em rodagem... não se deve abusar das rotações). Só tenho uma queixa... aquele banco é pior que pedra mas aguenta-se.
Até ao próximo passeio.

6 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, muito bom!
    Os teus roteiros são grandes ideias para muitos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado!
      Esse também é o meu objectivo: criar o bichinho e a vontade de montar e partir para a estrada, visitar locais etc... Podia só por as fotos, mas até gosto de dar algumas informações extra que acho que podem ser úteis ou fazerem as pessoas optarem por certos sítios/ estradas.

      Eliminar
  2. Parabéns pelo blog está mesmo muito bom. Vi a tua resposta à minha apresentação no forum e vim cuscar. E depois ver aquelas fotos da minha cidade Castelo Branco dá cá umas saudades bem...
    A mota como não podia deixar de ser está espectacular, era uma assim que eu quero branquinha e tudo :-)

    ResponderEliminar
  3. Vim aqui parar depois de uma resposta no fórum das NC (se era adequada para longos passeios) ;)
    Está visto que a Bellona é muito polivalente e dada ao passeio.

    Continuação de boas viagens ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É adequada, é polivalente :D ... não será é a ideal para viajar (só) por auto estrada a grandes velocidades, mas também o faz se for preciso. Mas é mais polivalente que uma de grande-turismo (em que terias muito mais conforto em viagens, mas muita mais dificuldade em usá-la no dia a dia e em tudo o resto). Polivalente é mesmo uma palavra certa para a nc, não é perfeita em nada, mas é boa em tudo!

      Eliminar
  4. Parabéns pelo blogue, muito lindo. Continua, bons passeios e fotos para partilhares connosco.

    ResponderEliminar