Feira e Freita

Sta. Maria da Feira, Freita, São Pedro e Fráguas.

Olá!
No passado domingo (dia 18 de Setembro de 2016) saí para uma voltita de mota. Visitar alguns sítios que não conhecia e revisitar outros.

Estava para chamar a este passeio o passeio dos números redondos, isto porque, desde que sai de casa até entrar, demorei 12 horas (se esquecermos os segundos que não sei) e fiz 400 quilómetros certos.
Por falar nisso, aqui fica o percurso aproximado do que acabei por fazer:


Tirando uma paragem para um cafésito e esticar as pernas, fui direito a Santa Maria da Feira.
Que me lembre nunca lá tinha estado antes. Além disso, já tinha visto algumas fotos do castelo que na altura me pareceu muito giro. Como gosto de castelos, desde aí tornou-se quase obrigatório lá passar quando andasse por perto.
De facto gostei muito deste castelo. Não é muito grande mas está bem restaurado e achei que tinha soluções e peculiaridades muito interessantes do ponto de vista militar (túneis, torres em ângulo avançadas etc) conciliando isso com alterações para ter condições habitacionais para os senhores do castelo (Salões, lareiras, fontes etc).


















Estas duas fotos são do interior da capela que fica "paredes meias" com o castelo.




Estas duas são do Convento dos Lóios, também em Sta. Maria da Feira.




Entretanto, depois de ter andando um bocadinho desorientado só por embirrar em não voltar pelo mesmo caminho, lá encontrei maneira de ir dar a Vale de Cambra para depois seguir para a Serra da Freita.
Já tinha passado nesta serra, mas mais a norte, na zona da aldeia da Pena e da capela de São Macário (Ver Voltitas 2). Como gostei bastante, a minha ideia inicial era ir até à Mizarela ver a Frecha (que não conhecia), voltar atrás, almoçar em Arouca e depois atravessar por onde já o tinha feito.
Infelizmente, achei a serra demasiado fustigada pelos fogos, resolvi não voltar para trás e atravessar logo a partir da Mizarela, ganhando algum tempo.
Ainda assim a Serra da Freita continua a ter os seus encantos, só não fiz mais paragens e procurei outros pontos de interesse, porque eram mais que horas de almoço.

Esta é a capela da Senhora da Laje, que fica isolada mas relativamente perto da Mizarela.



As próximas fotos foram todas tiradas do miradouro da Frecha da Mizarela. (A Frecha, caso não saibam, é uma queda de água com uma altura considerável).







Estas fotografias foram tiradas numa terra um pouco mais à frente, chamada Manhouce. Existem uns poços naturais (devidos às quedas de água) no rio que lá passa. Mas confesso que nem visitei nem li muito bem a informação que lá estava sobre os mesmos.




Entretanto cheguei a São Pedro do Sul, almocei e dei uma voltinha a pé.






Passei em Castro Daire para atestar, mas fora isso não parei. Parei sim, pouco depois, em Fráguas.
Lá existem algumas coisas que podem valer a pena espreitar e uma praia fluvial. Ficam aqui algumas fotos:









Saindo de Fráguas, fui até Viseu onde tinha combinado um cafésito e 2 dedos de conversa. Pelo caminho, ou já em Viseu no Palácio do Gelo, sumiram-se do meu bolso do casaco 10€ e o papel onde tinha os nomes dos possíveis pontos a visitar.
Só me faltavam duas aldeias facultativas, mas sem papel nem me ocorria o nome na altura, nem tinha a ideia aproximada da sua localização...também não me apeteceu procurar com o telemóvel, a conversa estava interessante deixei-me estar.
De Viseu, IP3 e casa!

É tudo!




Sem comentários:

Enviar um comentário