Voltitas 2015

Olá!

Esta página é do mesmo estilo das páginas "Voltitas" 1 a 3: serve para publicar fotos de passeios mais curtos, passeios com menos fotos e outros que, por qualquer razão, eu ache que não vale a pena terem página própria.
Para já fica para as voltitas de 2015, se por caso vierem a ser muitas poderei criar outra página.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Hoje dia 22 de Fevereiro de 2015, fui dar uma volta até Aveiro. Fiz no total cerca de 193 km. 
Fui integrado num grupo de 10 motas, constituído por elementos do grupo motard da Pedrulha e por elementos de um grupo com quem já tenho tido o prazer de partilhar alguns km de mota (por exemplo no passeio a Santiago, dia do motociclista etc etc). (Algumas das pessoas são elementos dos dois grupos, daí a ligação. Enfim, isto não vos interessa para nada...adiante!).

Em jeito de resumo, antes de colocar "meia dúzia" de fotos...
Em primeiro fomos até à praia/farol da Barra, onde se parou um bocadinho para petiscar, beber um café, esticar as pernas, conversar, fazer tempo para o almoço etc. 
Neste local aos domingos, tal como noutras zonas do país (Cabo da Roca, Cabo do Espichel etc) é comum se juntarem várias motos e respectivos condutores(as) e penduras. Hoje não foi excepção!
Depois fomos até Aveiro, onde no fim de almoçar-mos sem pressas, fomos dar uma volta a pé e uma volta de moliceiro pelos canais da ria. 
Mais umas voltitas a pé e regressou-se ao ponto de partida em Coimbra.

Resumo feito ficam as fotos.













E é tudo deste passeio.
--------------------------------------------------------------------------------------------

Boas!
Hoje dia 8 de Março de 2015, fui dar mais uma voltinha da parte da tarde. Tinha sido uma das pessoas convidadas para um passeio, organizado por alguns elementos do fórum NC aqui da região centro. Passeio esse que começou logo de manhã, mas ao qual não me pude juntar desde inicio.

A seguir ao almoço ainda estive naquela do "vou/não vou", porque tive uma noite com poucas horas de sono e estava um pouco "menos bem disposto" (AKA "Ressaca"). Mas o dia estava perfeito pelo que resolvi ir. Até fui ficando mais bem disposto (normal a andar de mota!), tirando algum cansaço mais para o fim já nem me lembrava do resto.

Só me juntei aos restante elementos no ponto da paragem para almoço: O miradouro da Melriça.
Posteriormente ainda fomos até ao Olho do Tordo e ao alto da Serra de Alvaiázere.

Ficam aqui algumas fotos tiradas nos locais acima indicados.







Em termos de fotos fiquemos por este cheirinho... nos locais é (obviamente) melhor! Correu tudo pelo melhor, malta "5 estrelas".

------------------------------------------------------------------------------

Olá!
Hoje, dia 19 de Abril, fui dar uma voltinha bem curtinha (90km) só com duas paragens na Penacova.

Depois de ter estado algum tempo sem mota (por causa do pequeno acidente, que podem ver no fim do separador "Lá para baixo") esta voltinha já fazia falta!
Decidi ir beber um café à Penacova, fazer umas boas curvas que aquela zona tem e tirar um bocado de "goma" ao pneu traseiro que estava novo (tinha cerca de 60-70 km em estradas com poucas curvas, ou seja as bordas ainda não tinha "visto" estrada).

Nem sequer tirei meia dúzia de fotos, de qualquer maneira vou deixar aqui duas. 
A zona é bonita, fica-me perto e tem estradas brutais como a N110 a N2 e a N17 nas redondezas (é, portanto, uma das minhas zonas recorrentes e já ai andam algumas fotos de outras voltas).



Não sei se isto consegue dar uma ideia das estradas... vamos pôr as coisas nestes termos: sem abusar ou cometer excessos, em cerca de 90km eu, que sou muito amador e relativamente inexperiente, fiz isto:

    
Tenho pena de não ter tirado umas fotos antes, mas basicamente só não tinha goma na parte mais clara, agora só tem nas bordinhas.

---------------------------------------------------------------------------------------

Boas
Hoje, dia 13 de maio de 2015, fui dar uma voltinha, com dois amigos meus. 
Aproveitando que já andava-mos a tentar combinar uma há algum tempo, aproveitando que eu queria ir ver como estavam algumas destas estradas em particular e, por ultimo, aproveitando que um deles me tinha dito que queria ir para a serra da Lousã resolvemos "meter mãos ao guiador" e rodar punho!

O primeiro ponto de paragem, já em passeio, foi nas Fragas de São Simão, perto de Figueiró dos Vinhos.







Depois apanha-mos a N236 e paramos num miradouro entre Castanheira de Pêra e Lousã

Esta foto é noutro miradouro, já quase na Lousã. Vista sobre a senhora da piedade.
  
Todos os sítios são recorrentes (porque valem a pena e são pertinho de casa), já ai há algumas fotos, ficam mais estas.
----------------------------------------------------------------------------------------------

17/05/2015

A malta de um dos fóruns ("de motas") a que pertenço combinou um passeio na zona centro, de modo a que fosse possível à comitiva norte ("os vikings") juntar-se à comitiva sul ( "os mouros"), para uma "batalha". "Batalha" essa, não uns contra os outros (evidentemente), mas "contra as curvas".

Sendo eu o elemento aqui da zona, parece que me coube a mim fazer o pré-reconhecimento do terreno (que fiz nas ultimas duas voltinhas, imediatamente acima nesta página) e ajudar a guiar "as tropas" pelo "campo de batalha".

O Percurso que fizemos na prática foi este . Muito próximo do programado.

Eu não vou pôr aqui muitas fotos, por vários motivos: 
Sítios de voltinhas recorrentes, já ai há fotos destes locais (inclusive algumas nas ultimas duas voltitas);
Não tirei assim tantas quanto isso;
Não gosto de pôr fotos de pessoas em primeiro plano, salvo autorização/indicação para tal.

Bom, vamos lá!
A malta juntou-se em Pombal, segui-mos até Castanheira-de-Pêra, fazendo depois a N236 até à Lousã.
Paramos no miradouro e depois numa aldeia de xisto: Candal (fotos da aldeia)


Fomos almoçar primeiro à Lousã, pois eram mais que horas disso. Voltamos um pouco a trás para irmos à Praia Fluvial da Srª da Piedade (houve corajosos a dar um mergulho!)




Depois de umas fotos e de um bocadinho parados, seguimos pela N236, N17 e N2 até à Penacova, parando no miradouro.


Acabou-se a voltinha aqui na zona serpenteando pela N110 até Coimbra. Onde, depois de termos "ganho a batalha contra as curvas", as comitivas se separaram de regresso a casa.

Tudo malta 5 estrelas, correu tudo bem.
A única coisa mais chata foram as temperaturas altas para a época que, além de não tornar tão fácil o uso de equipamento, levou a haver mais gente nos locais do que aquilo que eu contava.

Cumprimentos "V", voltem sempre.
--------------------------------------------------------------------------------------------------

No passado domingo dia 28 de Junho (2015), participei num passeio que, apesar de ter tirado poucas fotos, vale a pena ser mencionado. O grupo motard da Pedrulha organizou um passeio de motas e motorizadas até à praia da Tocha. A voltinha em si não foi muito grande (pouco mais de 100km) e foi a velocidades de ciclomotor (30-60km/h), mas foi interessante, teve muita gente e quer o almoço quer toda a parte de organização esteve muito bem.

Fotos, só tirei num ponto de paragem para a "bucha a meio da manhã", na praia fluvial de Olhos de Fervença, ficam aqui:




Do resto do dia e da praia da Tocha não tenho fotografias.


--------------------------------------------------------------------------------------------------
Boas!
Hoje dia 26 de Julho (de 2015) peguei na mota para dar uma pequena voltinha de domingo à tarde, sem destino. Fiz cerca de 130km, Este percurso deve corresponder sensivelmente ao que fiz.

Como disse, saí sem nada em mente, entrando em Miranda do Corvo vi sinalização a indicar Gondramaz. É uma aldeia de xisto, como algumas na zona da serra da Lousã, mas especialmente bem conservada e com bons acessos. Eu já tinha visto algumas fotos e já vários amigos me tinham falado dela, pois já a visitaram. Decidi então ir para lá.

Ficam aqui algumas das poucas fotos que lá tirei.









Daqui fiz o resto da voltinha sem fotografias e sem grandes paragens. Decidi fazer a estrada Penacova-Luso (onde passo poucas vezes) e ir beber 2 golos de água na fonte (no Luso). Regressei depois parando só na Zona Comercial de Eiras, para ver uns preços...

-------------------------------------------------------------------------------------
Já há mais de um mês que não partilho nenhuma voltinha pequena nem grande. Vim só aqui escrever umas linhas para dar sinais de vida.
Há alturas em que é normal eu partilhar menos coisas, por exemplo: no inverno ou nos períodos de exames. No verão é mais frequente eu partilhar voltinhas, este não tenho partilhado muitas...

Apesar de não partilhar nada, está tudo em ordem e a mota não tem estado parada, antes pelo contrário. Embora não ande tão regularmente (diariamente vá), tenho feito uns bons km em voltas maiores ou deslocações.
Já fiz um passeio de 2 dias, já fui à praia algumas vezes (algumas praias relativamente longe), já fiz varias voltinhas de domingo à tarde (ainda hoje, dia 6/09/15, fiz mais de 200km), já fiz voltinhas de noite só porque sim, já fui sair e levei a mota etc etc...
Só não tenho publicado nada porque não tenho feito "moto-turismo". Mesmo a voltinha de dois dias foi para visitar uns amigos (que é um motivo tão ou mais valido para andar de mota), algumas idas à praia foram exclusivamente para isso, fosse sozinho ou ter com alguém.
Outras voltinhas foram de noite, outra foram por sítios recorrentes... enfim todas tem os seus motivos para aqui não estar (além de não ter fotos).

Estão as novidade dadas, até uma proxima voltinha. Ah, já me esquecia: a mota no final de Agosto fez dois anos, hoje cheguei aos 21 mil.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
10 de Setembro de 2015
Era uma vez três amigos que entraram para o mesmo curso e que apanharam o gosto de andar de mota. Embora não façam muitos passeios em conjunto, de vez em quando lá se lembram de fazer um.
Já vendo claramente o fim das férias, decidiram combinar uma voltinha.
Surgiram várias ideias de locais/percursos a fazer, foram ambiciosos e escolheram o maior! Decidiram ir fazer a N222 (grande parte dela pelo menos, incluindo o troço recentemente eleito como "melhor do mundo").

Voltemos à primeira pessoa!
Eu fiz um total de 526km, eles um pouco menos (distancia até Coimbra). Fomos um pouco ambiciosos no sentido em que sair às 9h00, fazer estes km todos sem excessos e com algumas paragens, durante o dia (com luz) seria um pouco difícil (consequentemente o regresso foi já de noite).
Também um pouco por culpa disso, não fizemos propriamente turismo e não tirei assim tantas fotos como isso. Só por esse motivo esta volta não tem direito a separador.

Fica aqui o percurso muito aproximado ao da pratica (em duas partes):
2ª parte
Inclui um engano (dentro de Cinfães), numa daquelas situações em que se escolhe uma estrada ou outra. Reparei depressa que tinha escolhido a errada, seguimos um pouco a ver se haveria alguma cortada novamente para norte, não havendo voltámos um pouco atrás. (Mas a estrada até era interessante, dai a colocar!)

Venham as fotos!

Primeira paragem em Águeda, beber um café, esticar as pernas. Não apanhámos festa, mas Águeda estava em festa (estando lá o recinto e palco e as ruas enfeitadas de forma original).



Regressamos ao IC2, depois de atestar em Vale de Cambra, fomos almoçar a Castelo de Paiva. Não tirei fotos lá, mas já ai há algumas no separador: "Escapadela Norte".


Depois de almoço um saltinho a Entre os Rios 



Já sabem pelos outros passeios que eu tenho uma fixação por castelos, pontes, água...

Foi a partir daqui que rapidamente entramos na N222, ficam aqui algumas fotos ao longo da estrada e uma paragem para hidratar na Régua.











Fizemos a N222 desde a zona de Entre os Rios até são João da Pesqueira.

Seguimos até Penedono, onde chegámos sensivelmente pelas 18:10 e apesar de "batermos com o nariz na porta" à entrada do Castelo (que fecha às 18), ainda estivemos parados um bocadinho.






Saindo de Penedono, estando tão pertinho, aproveitei para dizer olá aos meus tios e primos em Sernancelhe. Sem mais paragens para fotos, regressámos a casa, anoitecendo pouco depois de passar-mos em Sátão.

Fazendo só aqueles comentários extra sobre as estradas e afins:
A N224 de Vale de Cambra a Castelo de Paiva é muito fixe, tem uma boa sucessão de curvas, quase sempre a subir. É necessário algum cuidado já que há curvas fechadas de pouca visibilidade e algum lixo das árvores.
A N222 também é muito interessante, sendo sempre acompanhada por uma paisagem fantástica. Tem troços de muitas curvas, algumas bem fechadas (mesmos cuidados requeridos para a N224). O pequeno troço entre a zona do Peso da Régua e Pinhão (que foi eleito o melhor, não por motociclistas diga-se) não tem tantas curvas e as que tem são mais abertas. O que por outro lado é excelente pois temos sempre uma vista brutal sobre o Douro que pode ser mais facilmente apreciada desta forma.
As restantes não vou mencionar pois: ou já o fiz noutras voltas, ou não vale a pena fazer.

É tudo, por hoje!
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
8 de Novembro de 2015 
Olá, finalmente houve tempo! Tanto da minha parte como bom tempo, no que respeita à meteorologia, e mais importante os dois em simultâneo.
Enfim, desde o "saltinho ao Tejo" (que podem ler no separador com esse nome), não fiz mais voltinhas que se presem. Hoje não fiz nada de especial, pouco mais de 100km em que andei "perdido de propósito" na Serra da Atalhada.

A serra da Atalhada fica perto da Penacova, quem vier do lado norte (por exemplo no IP3), se sair junto às Torres do Mondego, encontra o caminho facilmente, basta seguirem as indicações para a localidade chamada Miro. A partir daí é explorar.
Eu preferi entrar pelo lado oposto, mais por sul. Estando em Vila Nova de Poiares, em vez de se ir para a Penacova pela N2, segue-se mais um pouco pela N17 e não muito depois há indicações para Miro, Friúmes etc. É só seguir!

A minha primeira paragem foi na praia fluvial do Vimieiro. Para não variar é mais uma praia fluvial que achei bonita e onde se pode passar uns bons momentos de lazer, especialmente se se mantiver relativamente sossegada. Mas, como tinha por lá gente a passear nesta altura, julgo que de verão terá afluência.
Ficam as fotos:







Voltei um pouco atrás e segui em direcção a Friúmes, atravessei a aldeia (em direcção a Miro) e não muito depois apareceu a cortada para os moinhos da Serra da Atalhada.
Os moinhos andam a ser restaurados (felizmente), mas na sua maioria já estão em boas condições. 
Existe ainda a possibilidade de passar a noite num deles, pois alguns estão preparados para isso, quem gostar de Turismo Rural pode ter aqui uma oportunidade (é uma questão de pesquisarem, eu vi essa informação aqui). 

Ficam algumas fotos:












Desci, em direcção a Miro e depois à Penacova, fiz as belas curvas da N110 e voltei para casa.

Por hoje é tudo!

---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Boas.
Hoje dia 19 de Dezembro, participei nos "pais natal motards" em Coimbra. Coloquei algumas fotos e fiz um pequeno comentário, no separador "Eventos com Motas"
Fica aqui apenas a referência e o link. É o 4 Evento, desse separador.
Separador Eventos Com Motas (também podem clicar na barra de separadores)

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

Olá!
Hoje, dia 27 de Dezembro, subi para a mota e arranquei numa voltinha aqui pelas redondezas.
Fui à Senhora do Circulo e à Senhora da Estrela. São dois locais estupidamente perto de casa, aos quais nunca tinha ido de mota (não há portanto até à data outras fotos no blog) e, mesmo por outros meios, já lá não ia há anos.

Na prática o percurso que fiz foi este. Cerca de 75-80km. A opção por estes pontos a visitar foi essencialmente por serem perto (e eu ter pouco tempo disponível) e por me permitirem evitar quase por completo troços principais (a grande maioria do percurso é por caminhos rurais entre aldeias, estreitos mas alcatroados, típicos de zonas mais serranas) permitindo-me explorar e evitar as confusões do transito de "Natal".

Venham lá as fotos!
Primeira paragem na Senhora do Circulo. É um local relativamente conhecido na região, especialmente pela festa, que costuma reunir muita gente, e pela vista.
Desta vez permaneci no local pouquíssimo tempo, estava uma ventania desgraçada, até tinha dificuldades em segurar a câmara de forma minimamente estável... além de que, apesar da alinhar com a direcção do vento, receei que a mota pudesse tombar com a força do vento.







Aqui perto ficam as também conhecidas "buracas do Casmilo". Nunca lá fui e também não foi desta vez!

Fui antes até à Senhora da Estrela, onde tirei as próximas fotos.









Como a ventania continuava sem tréguas e o céu começava a ficar negro, regressei a casa, passando ao redor de Penela, sem mais paragens.


É tudo por hoje.

Julgo que esta voltinha também será a ultima deste separador, já que estamos no fim de 2015, para o ano virão mais, num novo separador.

Cumprimentos "V"



Sem comentários:

Enviar um comentário