Voltitas 2016

Voltitas 2016


Infelizmente as voltinhas em 2016 estiveram muito tempo suspensas. À excepção de dois passeios de mota (nos separadores Sopé da Serra e Alentejo 2016), não me foi possível usar a mota para voltinhas de lazer.
Em primeiro estive a recuperar de duas fracturas, depois a meteorologia e os euros não ajudaram e ultimamente o tempo disponível para entregar a tese não me deixava reservar muito para mim.

No passado dia 9 de Julho, realizou-se o segundo passeio norte sul do forum motonliners, como tive tempo não pude deixar de ir.
Assim, 22 motos oriundas de várias zonas do país, encontraram-se em "Picha" (Pedrogão), para uma voltinha de mota.

O percurso da volta foi sensivelmente este:


De uma forma geral correu tudo bem, excepto na parte final onde, depois de um troço de terra batida, o grupo se fragmentou em vários subgrupos que não se tornaram a reunir na totalidade.

Ficam aqui algumas fotos, não muitas pois a maioria dos sítios são recorrentes para mim.

Primeira paragem em Góis, junto à praia fluvial. Só paramos durante um bocadinho.





Já à hora de almoço parámos em Coja, onde tínhamos almoço marcado junto a uma praia fluvial.



Barrigas bem atestadas, atestaram-se algumas das burras e seguimos até à aldeia presépio: Piodão





Como o calor era muito e a aldeia é bonita, fomos à pequena aldeia de Foz de Égua.
Houve vários corajosos a ir a banho, outros a dar uma voltinha para umas fotos.







Finalmente, já à saída de Piodão, houve ainda tempo para uma foto de grupo.


A partir daqui, ninguém conhecia bem o caminho (até aqui fiquei eu o responsável). Segui na mesma (maioritariamente) à frente e não foi difícil acertar com o percurso pré estabelecido.

Infelizmente um troço em obras, fez o grupo fragmentar e a difícil comunicação fez com que houvesse separação. Mas por um ou outro caminho todos acabaram por chegar a casa bem.

Gostei deste passeio, revi algumas pessoas, conheci outras. Revisitei lugares que valem sempre a pena e, em resumo, aproveitei o "dia de folga".

Até à próxima voltinha, por agora é tudo.


-------------------------------------------------------------------------------


Olá!
Não costumo pôr aqui fotos da maioria das minhas idas à praia porque não vale muito a pena.
Vou abrir uma excepção e colocar duas ou três de fotos.

Nos últimos dias fui algumas vezes à praia. Não sendo grande fã de praia o que faço maior parte das vezes agarrar na mota depois de almoço, dar uma voltita até à costa (50-60km para cada lado), beber um café e ir para a praia só por essas 16-16h30... estou uma hora ou duas e volto para casa.

Nos últimos dias fui à praia da Cova da Gala, a sul da Figueira da Foz.



Um dos motivos para estar aqui a partilhar isto é que ontem (sexta dia 12/08/16) vi a minha antiga cbf125.

Como talvez saibam, entreguei-a à retoma quando comprei a NC. Foi vendida quase imediatamente e para relativamente perto (embora não saiba quem é o dono, nem a costume ver por perto).
Via logo no dia em que fui buscar a NC, parada à porta de um bar e não muito depois num centro comercial em Coimbra onde apresentava sinais de pelo menos 2 quedas...
Há muito tempo que não a via!
Ontem vi-a ao longe, quando estava a vir para casa e pensei: "será que é, vou ver"... e era mesmo, ainda anda aí para as curvas e já conta com uns bons km em cima. (Fico feliz por saber!)

E aqui estão as duas!




 ------------------------------------------------------------------

Olá!
Tal como expliquei acima as minhas idas à praia (de mota) são mais pela voltinha. 
Na passada segunda feira (dia 22 de Agosto), almocei cedo e, pouco depois, agarrei na mota e fui até à Figueira da Foz.
Fiz toda a marginal e decidi atravessar a serra da Boa Viagem direito a Quiaios. Depois fiz o percurso inverso, atravessei o Mondego e por essas 16h30 fui a uma praia já na margem sul (do Mondego claro).

Tirei meia duzia de fotos na Serra, usando o telemóvel. Ficou para uma próxima visita espreitar o cabo do Mondego e o farol mais de perto.


Todas as fotos foram tiradas a partir da Serra, excepto a da praia (que é Quiaios)










Quiaios



------------------------------------------------------------------------------------
Olá! 
Vim aqui deixar umas fotos de mais duas voltinhas.

A primeira foi dia 21 de Agosto, no fim-de-semana da concentração de Góis. A ideia era dar uma voltinha pela zona de Lousã-Góis-Penacova, juntamente com um amigo meu, para nos cruzar-mos com algumas motas da malta que de facto foi à concentração. 
Infelizmente a cbf dele estava com problemas. A malandra não queria trabalhar bem assim que começava a aquecer, por isso tivemos muitas vezes parados e acabamos por só ir a Góis e voltar para casa.
Ainda assim vimos muitas motas e foi uma tarde bem passada, deixo só duas fotos para "marcar o ponto da voltinha".




A segunda voltinha foi hoje, dia 30 de Agosto. Como faz 3 anos hoje que fui buscar a minha menina, resolvi ir dar uma voltinha pequena. Agarrei na mota e pensei em ir ao mesmo sitio onde fui dar a primeira voltinha (faz amanhã 3 anos): Luso e Miradouro da Cruz Alta.

A primeira paragem foi na Pampilhosa (não da Serra... a do Botão). Existe um entroncamento de caminhos de ferro entre a linha do norte e a linha da beira, pelo que a estação é muito antiga e relativamente grande, tendo sido uma das mais importantes do país.





Próxima paragem: Luso.



Apesar de ir ao Luso com relativa frequência, ao miradouro da Cruz Alta não costumo ir. Desta vez até fiz parte do percurso pedonal, que atravessa a mata e que tem alguns miradouros e uma via sacra.
Um dia com mais tempo hei de o fazer até lá baixo.












Perto do museu militar há um monumento erguido em hora dos combatentes nas batalhas durante as invasões francesas.


E foi isto. Do Luso regressei a Coimbra e depois a casa.


----------------------------------------------------------------------------------------

Olá!
Durante esta semana tive de mudar o pneu traseiro que já estava careca do lado esquerdo. Para tirar a goma ao pneu novo nada melhor que uma carrada de curvas em piso médio-bom.
Como a zona da Pampilhosa da Serra é cheia de estradas assim, hoje (dia 2 de Outubro), decidi ir dar uma voltinha por lá.

Grande parte do percurso que acabei por fazer (cerca de 200km) já conhecia e até fiz recentemente. A parte que não conhecia revelou-se tão ou mais interessante que o restante.

Arranquei pouco depois do almoço. Decidi ir até à Pampilhosa da Serra pelo percurso que fiz em Julho com a malta do forum motonliners, pois, na altura, já foi feito ao anoitecer e parte de noite. Continuei até à Barragem de Sta. Luzia, acompanhei um pouco da albufeira e depois decidi ir até Fajão.
Essa parte do percurso, até voltar a entrar na N112, nunca tinha feito a conduzir. A ultima vez que passei em Fajão foi há sensivelmente 9-10 anos, mas ainda cá tinha algumas boas recordações da aldeia, da piscina e da envolvente.
Por ultimo regressei a casa, desfrutando da paisagem e das curvas, sem mais paragens.

Percurso aproximado:


Uma paragem para umas fotos na borda da N344. Vista sobre o rio Zêzere.




A segunda paragem, também só para duas ou três fotos, foi no miradouro do Cristo Rei da Pampilhosa. Fica um nadinha antes de chegar à vila.





Cafésito para arrebitar e siga para mais curvas! As próximas fotos são do miradouro da barragem e da albufeira de Sta. Luzia.






Para estas houve que fazer um pouco de off-road...






Mais umas do miradouro à segunda passagem:



As próximas fotografias já são do outro lado da barragem e da albufeira, na estrada para Fajão.





Pouco depois cheguei à aldeia de Fajão. É uma aldeia de xisto, mas já tem muitas casas fora da tradição.






Estive varias vezes para parar e tirar uma ou duas fotos à paisagem e estrada, nos arredores de Fajão. É muito fixe, mas achei que as fotos não iam "fazer justiça à coisa" e, confesso, estava a curtir, não me apeteceu parar. 
Pronto e é tudo!


-----------------------------------------------------------------------------------

No passado domingo (dia 9/10/2016) fiz uma voltinha muito curta para visitar dois castelos pequeninos que ficam aqui perto.
Apesar da pouca distância, ainda não conhecia estes dois castelos... ou melhor dizendo, já os tinha visto ao largo, mas não tinha visitado.

O primeiro foi o castelo de Pombal. Não é muito grande, mas está relativamente bem restaurato e tem uma boa vista sobre a cidade.






O segundo é o Castelo de Soure. É um castelo ainda mais pequeno, com uma pequena praça e duas torres. Não está em muito bom estado, nem está num local alto. Com isto não quero dizer que a visita não valha a pena... mas vale menos que a de outros.



Desta voltinha está tudo!

--------------------------------------------------------------
Olá!
Esta voltinha já foi há alguns dias, mas não tenho tido muito tempo e só estou a conseguir partilhar agora.
No dia 30 de Outubro, não aproveitei a hora a mais para dormir e levantei-me com as primeiras luzes do dia. Pequeno almoço e fui ter com um amigo meu e a sua cbf 125 para uma voltinha.

A primeira paragem foi no santuário de Fátima. Seja de carro ou de mota costumo lá ir pelo menos uma vez por ano. Este ano não tinha ido, parámos lá um bocadinho.




A partir daqui começou a parte gira da voltinha. Fomos até às grutas de Mira Daire, não para visitar as grutas (fica para a próxima) mas para apanhar a Serra de Aire e Candeeiros numa ponta.



Atravessámos a serra, com uma ou outra paragem pelo meio, mas poucas fotos.


Já do outro lado da Serra, demos um pulinho ao castelo de Alcanede.





Como o meu colega não conhecia as salinas de Rio Maior, decidi leva-lo lá. Paramos um bocadinho, demos uma voltita a pé. Montamos nas "burras" e acabámos por almoçar num parque de merendas pouco depois.




A parte do passeio que era novidade para os dois era a subida à Serra de Montejunto. Vi recentemente uma foto-crónica de uma subida à serra num dos fóruns em que estou e fiquei com o bichinho, tanto que foi isso que motivou a direcção tomada nesta voltinha.








Descemos a serra por outro caminho e fomos em direcção à Lourinhã, dizer olá a uma amiga em comum. Depois de dois dedos de conversa regressamos a casa.
No total fiz cerca de 380km (o meu amigo da cbf deve ter feito os 400km), correu tudo bem e divertimos-nos que é o que importa!

Até outra voltinha!
---------------------------------------------------------------------------------------------

No passado dia 13-11 foi dia de ir às castanhas! Por outras palavras: o pessoal dos 100 clube costuma organizar todos os anos um pequeno magusto, para malta do grupo e amigos.

Este ano fomos até Viseu, terra de alguns dos membros, para almoço e castanhada. Dessa parte não tenho fotos, mas tenho meia duzia de fotos do primeiro ponto de paragem: a adega Lusovini de Nelas, onde produzem o Pedra Cancela.
Fizemos uma pequena visita às instalações, seguidas de uma prova de vinhos. Deixo algumas fotos da visita.







------------------------------------------------------------------------------

Pronto, em 2016 não houve mais voltinhas dignas desse nome e com direito a fotos. Venha 2017!

Sem comentários:

Enviar um comentário