Voltitas 2

Voltitas 2 (a partir de dia 13-04-2014)*

*Divisão apenas por uma questão de organização

-----------------------------------------------------------------------------------------------------
Depois de uns compromissos e afazeres... como ainda eram só umas 4 da tarde num domingo soalheiro (13-04-2014), fui "rolar" um bocadinho para matar o vicio.

Fiz uns 130km ao todo (no link não estão deslocações dentro das localidades e houve uma parte no inicio que voltei atrás um bocadinho). Não fiz planos nenhuns ao sair e até só me lembrou que a N110 estava cortada quando cheguei a Penacova e vi sinalização a indicar-mo...acabei por já nem ir à Penacova e fui dar a volta mais acima.

Fotos são poucas, mas cá vai
 Esta foi numa paragem da N2 pouco depois de Vila Nova de Poiares









Estas são em Lorvão (ao pé do mosteiro e do mosteiro)







E estas são de uns moinhos em Gavinhos, vista muito bonita (é pertinho de Lorvão) vale o desvio.


Caramulo 01-06.2014

Olá, já há algum tempo que não publico nada... a verdade é que neste ultimo mês e meio (+ou-) existiram um conjunto de factores/causas que levaram a que a mota saísse menos vezes da garagem e quando o fazia era em utilizações correntes. Falta de tempo (por motivos académicos e boémios), uns dias de chuva lá pelo meio, compromissos de ultima hora nos dias que esteve para ser...e tive um furo no pneu traseiro (fo**-se !) Que só tive ocasião de mandar remendar (por dentro, como deve ser) recentemente. 

Desabafo feito, venha a voltinha que foi para descontrair. Arranquei a seguir ao almoço sem destino certo (sabia que em Vila Nova de Poiares ia haver exposição de clássicas, seria segundo destino se houvesse tempo). 
Alguns km depois (passado Coimbra) já tinha uma ideia, bora ao Caramulo...e fui. O percusro total deve ter sido mais ou menos este aqui 

Não parei até lá chegar, quer dizer parei um niquinho ao pé de uma praia fluvial muito gira logo depois de Águeda, já a caminho do Caramulo, mas não tirei fotos, nem saí da mota.

Fotos  

Caramulo por esta ordem: 1 Cabeço da Neve, 2 Caramulinho, 3 Museu dos Coches

1

 Aquela "cena" verde é para o pessoal do para-pente se "amandar"

2







Eu com calor e a mota lá em baixo ao fundo a sombrinha.


3
O museu do Caramulo tem 3 partes, uma de arte que não se pode tirar fotos (para quem gosta vale a pena, tem umas obras bem interessantes), uma parte com miniaturas/brinquedos e a parte dos carros/motas. A entrada foi 7€...um bocado carinho












Aqui nesta foto estão os 3 carros estão do Professor Dr António de Oliveira Salazar (ao lado do veiculo militar).

Daqui depois parei em Vila Nova de Poiares um bocadinho, para a tal exposição, ficam algumas fotos (a titulo de exemplo) das que tirei:










E pronto de fotos para este passeio, acho que já partilhei as suficientes.
Devo só dizer que fiquei com um nadinha de pena (nadinha porque a partir de Penacova compensou) uma vez que há muitas curvas com potencial no geral do percurso entre Águeda e Ip3 (passando pelo Caramulo obviamente, estou a falar do percurso que fiz)... mas a estrada no geral não as deixa fazer a um ritmo divertido. Existe gravilha em quantidades superiores ao aceitavel em alguns pontos, noutros existe lixo das arvores, noutros pavimento com buracos ou aos altos e baixos cheio de remendos etc (isto no geral, houve alguns km aceitáveis).

-----------------------------------

Voltinha dia 29-06-14  

Bom saí mais uma vez sem destino e desta vez nem com o caminho surgiu um "verdadeiro destino"...fui andando. Nem vou aqui linkar o percurso em si, porque não o sei ao certo a totalidade. 
Fiz cerca de 168km... mas reconheço que desta vez nem devia ter saído, estava cansado, com sono, desconcentrado, abstraído etc (tinha tido muito pouco tempo para dormir na noite antes e uma semana atarefada), saí porque o "vicio" falou mais alto. 

Bom o piloto automático, não me levou até nenhum sitio novo (para mim), por isso são pouquinhas fotos e aqui vão algumas delas:

Miradouro da "Bandeira" Serra da Boa viagem (Figueira Da Foz). Até aqui fui pelo lado da Figueira, passei Buarcos e subi (a estrada na serra, não está nada famosa... tem o piso muito degradado) 



Atravessei a serra e do lado oposto à Figueira fica uma praia, menos conhecida, mais pequena e calma.
Quiaios (que apesar de ser um nome de uma localidade, tanto quanto sei é a palavra portuguesa com mais vogais seguidas eh eh )



E no regresso vim por Coimbra, fiz mais uns km e fui comprar a Motociclismo de Julho. Estas são no miradouro do Val do Inferno (e acho que já ai andam uma ou duas)



Só curvas! Dia 13/07/14

Olá, mais uma "voltinha de domingo à tarde" com um ou dois sítios novos e muitas curvas boas (as quais recorro de vez em quando eh eh são pertinho).

Bom no total fiz cerca de 165 km. Não vou por aqui o percurso todo mas fica o link com o núcleo duro
Tirando isto houve alguns desvios, sendo o maior para ir a Santo Antonio das Neves.

Alguns dos sítios que eu passei já passei mais vezes (e hei-de tornar a passar) e já há algumas fotos. Outros ainda não há fotos, nem tirei. (paleio do costume).

Ficam aqui as que eu acho mais apropriadas para vos dar um cheirinho.

Esta foto é da vista sobre a praia fluvial e ermida da Senhora da piedade, vista de um miradouro na N236 (Lousã- Castanheira de Pêra)... estrada muito fixe, embora devido ao piso, areias folhas etc perde um pouco o potencial
 Nesta estrada passamos por uma das várias aldeias de xisto típicas da zona, esta chama-se Candal


Todas as restantes fotos são de Santo António das Neves e do desvio para lá ir (e dos poços de gelo). No cimo da serra, alguns km após o Candal, há indicações e uma cortada para esta capelinha e para os poços. O desvio ainda é razoável e a estrada regra geral não está em bom estado, mas de mota faz-se (a zona do meio está mais ou menos) e até é da maneira que se aproveita a paisagem (que é o que faz valer o desvio).







Pronto e de fotos é só. O Regresso foi acabar a 236 até Castanheira de Pêra, seguir até apanhar a N2 (em Venda da Gaita) e regressar pelas excelentes curvas da N2 e 342  (mais rápidas e em melhor estado que as da 236).

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

São Macário e Pena

Hoje dia 27 de Julho do ano de 2014, arrancai mais uma vês para uma voltinha de domingo à tarde. Arranquei sem destino, nem sequer ideia e devo dizer que por isso este percurso foi muito pouco eficiente e subaproveitado.
O que quero dizer com isto é que: se por um lado tendo saído sem destino "descobri" alguns sítios fantásticos (alguns descobri mesmo porque nem sequer tinha ouvido falar), por outro lado "nas partes indecisas" fiz km desnecessários (tipo ir quase a Viseu, ter atravessado Coimbra etc etc) por sítios que já conhecia e estradas desinteressantes (tipo autoestradas e Ips, excepto). 
Fiquei assim com a ideia de que estes 340 km que fiz podiam ter sido menos e tinham potencial para um dia inteiro ou vários, porque passei por muitas placas "castanhas" a indicar sítios porreiros a que não fui.

Começando, sai então de casa e completamente indeciso apanhei a A13 até Coimbra, para ver até que ponto é que isso me compensaria no dia a dia (ainda não o tinha feito, mas cheguei a conclusão que as antigas alternativas para mim são melhores)... atestei em Coimbra numa  bomba recorrente e na falta de ideias IP3 e logo se vê!

Indo eu indo eu a caminho de Viseu....eh eh vi um miradouro em Santa Comba ao longe que nunca tinha reparado... Bora lá fazer o desvio! (Fotos da vista do tal miradouro)
  



   Bem daqui decidi ir beber um café a Viseu, só que depois deu-me na gana de ir por outro lado...e acontece que já la não fui, começaram a surgir ideias. Decidi ir a São Pedro do Sul.
Mas quase a chegar vi "placas castanhas" a dizer São Macário e Aldeia da Pena (ja tinha ouvido desta ultima), fiz o desvio a pensar ser pequeno e que voltaria.
Não voltei, mas valeu muito a pena (sem trocadilhos eh eh), a paisagem é fabulosa e as pequenas estradas com curvas e subidas e descidas acentuadas são por vezes até "agradavelmente assustadoras"

Pronto fotos da capela de São Macário e do caminho para lá... e por pontaria mais uma vez (infelizmente que gosto de paz e sossego, poucas confusões e por outro lado felizmente porque sempre se fica a conhecer) acertei no fim de semana da festa anual  










Daqui até a aldeia da pena é pertinho, mas a estrada é cheia de curvas, muito inclinada (e unica), um carro cruza com uma mota desde que com jeitinho... dois carros esqueçam!

Fotos da aldeia e do caminho para lá
 O caminho desde desde lá de cima do alto do monte, até cá abaixo por estradinhas que mal se notam ^^^^nesta foto (zona central)





     
Daqui ainda virei para uma zona que dizia Portal do Inferno e atravessei a serra, com estadas e paisagens ainda melhores até Arouca (só encontrei povoações já perto de Arouca, numa tirei umas fotos a uma praia fluvial)

No entretanto e no meio deste "nada" um casal com duas crianças "atravessou-se-me a frente" fazendo-me parar e pedindo ajuda. 
À partida estranhos a mandarem-nos parar no meio do "nada" é de desconfiar... e por essa mesma razão presumo eu é que segundo eles dos poucos que passaram mais ninguém parou  e "até fugiram" 
As pessoas em causa (de São João da Madeira) não conseguiam que o seu telemóvel funcionasse e tinham o carro avariado, ja tinham conseguido chamar a assistência e o taxi mas este tinha passado por eles e seguira... Queriam "desesperadamente" ligar para o taxista. 
Emprestei prontamente o meu telemóvel. Insistiram em me compensar pela ajuda (dinheiro diga-se), mesmo eu não querendo. Depois aguardei que o taxi chega-se (fiquei um pouco à conversa com eles) para ter a certeza que estava tudo ok e segui. 

Mais a frente também encontrei 2 bois no meio da estrada sem ninguém a tomar conta... dignei-me a esperar que suas excelências saíssem da frente.

Bem tão as fotos deste ultimo bocado






    O regresso foi um bocado à pressa... queria vir jantar a casa, logo assim que achei conveniente apanhei a A1 e pronto.

So tenho a dizer que esta zona é muito fixe, hei-de voltar e recomendo (certifiquem-se de que conseguem contactar alguém em algum caso, ou não vão sozinhos!)
E a estrada apesar de não muito larga até esta na sua grande maioria toda em bom estado, portanto não será desculpa.

É tudo por agora

Sem comentários:

Enviar um comentário