27 de agosto de 2013

Honda Cbf125 - Uma mota e uma escola!

Olá!
Vou trocar de  mota pois chegou a altura de fazer um upgrade.
Com alguma tristeza, fui recentemente entregar a minha cbf 125 com a qual passei tantos e bons momentos.

Foi a minha primeira mota, antes só tinha andado na da escola de condução, em algumas motorizadas de amigos e tive uma trotinete a gasolina de 40cc.
Comprei-a em Novembro de 2010 e o único extra/modificação em toda a utilização foi  uma topcase (negociada logo na compra).

Comecei "a medo", não pela mota em si mas pela estrada e pela inexperiência dos 17. O que até calhou bem pois fiz uma rodagem sem grandes excessos.
No principio, a mota foi usada essencialmente para percurso casa-escola-casa (8 km para cada lado) com uma voltita curta de vez em quando. Depois, com o tempo, as voltitas foram aumentando tanto em frequência como em km.
Cheio de duvidas e receios, no que toca a aventuras maiores, lá comecei a arriscar umas viagens/passeios (que recentemente se têm tornado mais ambiciosos).
Com a ida para a universidade em Setembro de 2011, comecei a fazer regularmente o percurso casa-universidade-casa na minha cbf125 (cerca de 20 a 25km para cada lado).

Tem sido assim a vida da minha cbf125. Entreguei-a com quase 13400km. Nunca me deu um único problema e fazia um consumo médio entre 1.8 a 2 L/100km.
Neste período tive 2 pequenas quedas sem gravidade, vários sustos (toda a gente tem, basta andar na estrada... a maioria não foram por minha culpa) e um toque... tudo sem mazelas para mim e, para a mota, só coisinhas mínimas.

---------------------------------------------------------

Deixo aqui umas fotos, seguida de uma opinião/review sobre este modelo.

Fotos tiradas no dia em que me entregaram a mota em casa.
Os responsáveis da OndaCoimbra trouxeram-na numa carrinha, portanto ainda estava por estrear.




As fotos a baixo foram tiradas no penúltimo dia com a mota. Olhem para ela, parece nova!



----------------------------------------------------------------------------------------------

Pequena Review

Prós:
A moto é ideal para quem não tem um orçamento muito elevado, para quem quer começar e para quem está limitado a 125cc.
Será das motas mais económicas do mercado tanto em manutenção como (principalmente) nos consumos. Cheguei a fazer depósitos com medias de 1,7L/100km e, por exemplo, num em que fiz cerca de 200km com pendura, não chegou a passar dos 2 L/100km.  Só em rodagem é que passei esta marca dos 2L/100km.
Nunca gostei muito de a esforçar/"ouvir ganir", por isso era raro circular acima dos 90km/h. Por vezes, em rectas, se havia pressa, podia ser mais um bocadinho. A velocidade de ponta, que só experimentei umas 2 vezes, anda na casa dos 115km/h.
É semi-carenada e tem uma postura agradável (para alguém aí ate aos 1.75/1.80 metros). Eu sou mais pequeno, o que me permitiu fazer os referidos passeios relativamente bem, sem grandes problemas de conforto. 

Contras:
Às vezes fazia falta uma 6ª, pois parecia que ela pedia outra.
Os pneus de origem até eram razoáveis em seco mas em chuva só com muito cuidado. E eu tinha os continental, os da tvs eram piores, pelo que ouvi dizer. 
Pequenas mas mesmo pequenas zonas com ferrugem, o que não é normal na Honda mas esta mota é feita na Índia e não tem assim uma construção muito "perfeita".

Eu nunca tive nenhum dos dois problemas mais frequentes, mas ouvi falar muito disso:
1º - Parece que o sistema eléctrico era AC em vez de DC e isso fundia lâmpadas, dificultava o uso de acessórios, etc;
2º - Muitas (maioria de 2011) deram problemas a nível de injecção e tiveram de levar bombas injectoras novas (quase sempre ao abrigo da garantia).

Os pontos seguintes nem os devia considerar pois é uma 125cc, ainda assim ficam aqui escritos:
1º - Em passeios mais longos convém ir parando de vez em quando e não convém exceder os 80-90 em cruzeiro durante muitos km;
2º - Numa subida mais longa e/ou acentuada é preciso reduzir ou a mota morre um bocado (mas não houve nenhuma que me obrigasse a baixar dos 70km/h);
3º - Com pendura nota-se muito a diferença e "perde um bocadinho de tudo", isto é: velocidade de ponta, velocidade cruzeiro, morre mais um pouco, etc.  

Conclusão:
Para uma 125, dentro deste preço, deve ser das melhores e mais multifacetadas. Basta ver o meu tipo de utilização, desde o dia a dia a viagens. Há, com certeza, 125cc melhores, mas são mais caras!
Da minha experiência com esta mota, recomendo vivamente para quem procura uma 125 (pois  as melhores são mais caras e não serão assim "tão melhores", as "melhores melhores" custam quase tanto como uma 500 e acho que é desperdiçar dinheiro...mas isso cada um é que sabe).
Não esquecer, é uma 125cc com 11cv, tem muita limitação quer em força, velocidade e capacidade do motor para tiradas maiores a velocidades maiores.
É a mota ideal para poupar ou começar, eu fiz as duas coisas!

Pronto! Está o tributo feito a esta pequena "grande moto". A cbf 125, de certo, vai deixar saudades.

Nota:
O motivo da troca é esta limitação final. Penso que a mota foi uma grande escola mas agora sinto necessidade de um pouco mais, não muito mais pois a utilização será idêntica. Devo fazer uma escolha entre algo que goste e, ao mesmo tempo, seja uma decisão racional. Ou seja: uma moto económica/ funcional e multifacetada (estou a pensar ou na CB500F ou na NC700S).

2 comentários:

  1. Olá Claudio, conheço o teu blog há algum tempo e temos em comum esta paixão pelas motas. Voh fazer uma surpresa à minha namorada domingo 18 maio e estoh a juntar motardsde norte a a sul do país. Lembrei-me de vir aqui ao teu blogue convidar-te.
    Caso possas e queiras vir, é nas Caldas da Rainha às 10.00h da manhã. Procura pelo pavilhão Expoeste ou stand da benimoto.
    Os pormenores também estão no motonline forum, na secção dos "eventos".


    Um abraço

    joao
    caldas da rainha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, desculpa só vi agora o teu comentário, tenho andado um pouco ocupado... de qualquer forma se o tivesse visto não iria à mesma (com muita pena).
      Andei atento a esse teu convite no forum motonline (e até esteve na agenda), mas depois nesse domingo não deu mesmo. Sou catequista e foi a única data que deu para encaixar a festa do Pai Nosso dos miúdos, em que tinha de estar (único dia que dava para toda a gente).
      Como atento, já vi muitas fotos e até um video dessa tua surpresa :) tenho pena de não ter "ajudado à festa" e só te posso desejar as melhores felicidades. Abraço!

      Eliminar